METRAGEST DOCTOR

SOFTWARE DESTINADO
AOS MÉDICOS E TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Este software é destinado aos médicos e a todos os outros profissionais de saúde (OPS) que pretendam efectuar o registo das consultas em formato electrónico. é um programa seguro de acordo com as normas legais e de simples utilização.

SAIBA MAIS

Segurança

Apenas têm permissão para entrar no programa os profissionais de saúde e o administrador do sistema. Porém, este último não tem permissões para visualizar nem consultas nem sessões de tratamento. Este software estando integrado na solução Bigalcon Office, as consultas que nele estão disponíveis, podem ser marcadas a partir do software MeTraGest e/ou a partir do software Bigalcon GestCom . Para segurança e privacidade dos utentes, os dados referentes ao registo e prescrições estão completamente encriptados (cifrados), recorrendo às melhores tecnologias.

Janela

principal

Para os médicos, é mostrada a lista das consultas que concerne ao médico que tiver entrado no sistema. Para os OPS (outros profissionais de saúde), é mostrada a lista das sessões de tratamento que lhes concerne. Por defeito, são mostradas as consultas/sessões de tratamento referente ao intervalo de datas requerido. Quando se acaba de entrar no programa, o intervalo de datas é o do dia presente. Porém, pode sempre alterar-se o intervalo com objectivos, por exemplo, de pesquisa ou planeamento.

Para os médicos, está ainda disponível o botão Filtro. Clicando no mesmo, aparece uma sub janela onde se pode escolher:

  • o local onde vai efectuar as consultas
  • as consultas que estão ou não assinaladas como efectuadas
  • dependendo das permissões do médico, este pode ainda escolher que tipo de consultas que pretende que apareça na lista (livres ou de medicina do trabalho).

Para os OPS, da mesma forma, está ainda disponível o botão Filtro. Clicando no mesmo, aparece uma sub janela onde se pode escolher:

  • o local onde vai efectuar as sessões de tratamento.

Tipos

de consultas

O software compreende 3 tipos de consultas dependendo do contexto:

  • Consultas livres. Neste caso, o médico que está a inserir a informação relativa à consulta, pode dar permissão a outros médicos, pedir marcação de consultas para ele próprio ou para os outros médicos, ou passar prescrições aos OPS. Está disponivel também um comando que permite imprimir uma ou mais consultas de uma só vez, incluíndo as prescrições e sessões de tratamento correspondentes.
  • Sessões de tratamento. Sendo a parte mais simples do software, permite de uma forma muito simples visualizar a prescrição do médico e escrever na caixa de texto situada abaixo, o relatório da sessão.
  • Medicina do Trabalho . Nesta parte do programa, cada médico pode registar tudo o que se passe relativamente a cada consulta, desde indicar o estado de aptidão para o trabalho, até a um registo clínico muito completo (numa janela específicamente construída para tal). é possível também dar ordem para imprimir de forma muito fácil as fichas de aptidão. Na janela do registo clínico, além de se poder registar e consultar a qualquer momento a informação clínica do utente (Vários tipos de Antecedentes, Anamenese, Avaliação e Exame Físico), está também disponível um espaço para os riscos de actividade (de um modo geral e também detalhado).

Evolução

do software

Tal como todos os outros programas da empresa Bigalcon, este também obedece à regra de contínua evolução, resultado da resposta às permanentes novas exigências dos utilizadores.